2009-09-22

Diário de um Candidato (3)

Por Vasco Eiriz de Sousa

10-07-2009
Apercebo-me da primeira consequência material por ter aceite candidatar-me: já não poderei vender o carro que tinha anunciado recentemente. Logo pela manhã informo em definitivo a minha esposa que serei candidato à Assembleia Municipal de Monção. Que me deixasse de coisas e preparasse o jantar daquele dia, foi mais ou menos esta a sua resposta astuta, como que a lembrar que há afazeres domésticos e familiares de que não serei dispensado.

11-07-2009
À tarde, visita a Segude, Junta de Freguesia do PS, onde é inaugurado um bar junto do Rio Mouro. Oportunidade para constatar como não é fácil combater um poder autárquico que alimenta (literalmente) o próprio poder. Noto isso, porque sei que dentro de poucas horas cobraremos 15 euros aos nossos companheiros e simpatizantes para um jantar de apresentação da candidatura no qual será servida carne de porco. No outro evento, serve-se cabrito. Grátis! Apesar disso, trocam-se cumprimentos simpáticos entre a nossa comitiva e os autarcas do PS. Primeira grande surpresa agradável desta caminhada: encontro uma ex-aluna minha na Universidade do Minho que está do nosso lado. À noite, jantar de apresentação da candidatura com Marques Mendes, a quem Monção e as suas gentes muito devem. Um jantar mobilizador com sala cheia e ambiente agradável.

13-07-2009
Longa conversa política com Armando Fontainhas que muitos anos antes de ser vereador do PSD já era meu amigo.

14-07-2009
Intensos contactos políticos. Pressentem-se algumas resistências ao envolvimento político, nuns casos porque há algum calculismo. Mas fazem mal todos aqueles que pensam preservar-se nestas eleições para surgir mais tarde. É claramente um erro de cálculo político de quem não conhece a persistência que eu e Jorge Nande possuímos. Quanto a outros – os putativos independentes – a irem avante desperdiçam munições e fazem o jogo do PS. Fazem mal se não perceberem que a única e verdadeira alternativa é a nossa, a do PSD. Há depois, noutros casos, a pressão do poder instalado que por vezes recorre a meios inaceitáveis para travar candidaturas nas nossas listas.


Diário de um Candidato é um registo pessoal da autoria de Vasco Eiriz de Sousa, cabeça-de-lista do PSD à Assembleia Municipal de Monção, publicado originalmente no blogue Monção 2009.
© Vasco Eiriz. Design by Fearne.